Novo New Fiesta Sedan convoca Honda City para a briga

Honda City vs New Fiesta Sedan  (Foto: Rafael Munhoz)

Do túnel do tempo: era 2009 quando o Honda City aportou no Brasil. Posicionado no portfólio da marca japonesa como uma opção acima do hatch Fit e abaixo do Civic, o carro foi um dos precursores da categoria dos sedãs compactos premium. O segmento surgia para abocanhar uma parcela de consumidores que exigia conforto, ansiava por requinte, mas não queria (ou podia) bancar sedãs maiores e mais caros, como o Civic. A proposta, evidentemente, deu certo. As demais montadoras mexeram os pauzinhos e logo entraram no jogo.
É nessa escola que se forma o New Fiesta Sedan. Reestilizado, o três volumes chega às lojas com a ousada missão de superar o City, referência absoluta na categoria – nas palavras dos próprios executivos da Ford. A trilha para o sucesso pega a mão oposta à da versão hatchback. Enquanto o New Fiesta hatch nacionalizado desceu um degrau para ganhar volume de vendas, o sedã (ainda importado do México) quer reafirmar sua posição premium.
A Ford investe nessa imagem e até apelidou o lançamento de “mini Fusion”, em alusão à proximidade estética entre os dois modelos, com a grade frontal em evidência (vale lembrar que há o Focus fazendo a ponte entre eles). A montadora também evita comparar seu novo pupilo a modelos como Hyundai HB20S e Chevrolet Prisma, que estariam num patamar inferior. Para encarar a dupla, a marca prepara (em segredo) uma inédita versão sedã do sucessor do Ka, que deverá estrear nas lojas até o fim deste ano. O New Fiesta Sedan só será nacionalizado em meados de 2014, mas desde já traz bons incrementos.
Ford New Fiesta Sedan (Foto: Rafael Munhoz)
Mecânica Nova
Uma das principais novidades se esconde sob o capô. O motor 1.6 16V TiVCT foi melhorado. O bloco, totalmente de alumínio e com duplo comando de válvulas variável, entrega 125/130 cv de potência a 6.500 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente. São 15 cv a mais que a versão anterior. O torque máximo é de 15,38 kgfm a 4.250 giros com gasolina e 16 kgfm a 5.000 rpm com etanol. Outro acerto é a adoção do câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas, já utilizado no New Fiesta hatch e no EcoSport. A tecnologia promete trocas de marchas mais precisas e rápidas.
Como resultado, o carro ficou mais caro. Agora, o New Fiesta tem preços entre R$ 49.990 e R$ 58.990. São duas versões de acabamento, SE e Titanium, ambas com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automatizado de seis. Mas se existe um único ponto em comum na estratégia comercial de hatch e sedã é que ambos querem atrair o consumidor com uma generosa lista de equipamentos de série. E é aí que o Fiestinha começa a crescer para cima do City.
Honda City vs Ford New Fiesta Sedan (Foto: Rafael Munhoz)
Equipamentos
Elencamos para o tira-teima a versão topo de linha do Fiesta, Titanium, contra a versão intermediária do City, LX, com câmbio automático de cinco marchas. O Honda tem preço tabelado em R$ 60.450 e vem equipado com propulsor 1.5 16V, capaz de gerar 115/116 cv de potência a 6 mil giros e torque de 14,8 kgfm a 4.800 rpm. De série, o carro traz freios ABS com EBD, duplo airbag frontal, ar-condicionado, rádio/CD Player com entradas USB e auxiliar, trio elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e direção elétrica.
O Fiesta vai além e adiciona itens ainda pouco frequentes no segmento. Por R$ 1.460 a menos, o comprador do Ford põe na garagem um sedã equipado com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar digital, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga com aro 16, sem falar nos itens mais óbvios para um carro dessa categoria.
Honda City vs Ford New Fiesta Sedan  (Foto: Rafael Munhoz)
Pensando no bolso, o Fiesta leva pequena vantagem em seu pacote de revisões. São três anos de garantia (ou 60 mil km) e, ao final das seis revisões previstas, o comprador terá gastado R$ 2.720. O City segue o mesmo esquema, mas sem limite de quilometragem, e o pacote de manutenção custa R$ 2.769 (o valor pode variar). O seguro do Honda é de 3,6% do valor do caro, ante 4,6% do Ford.
A sede de etanol se inverte entre cidade e estrada. Em ciclo urbano, o City faz média de 6,3 litros. Na estrada, o número cresce para 11,7 km/l. Não tivemos tempo hábil para medir o consumo do Fiesta, mas em sua versão hatchback, o carro fez 7,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na rodovia. A diferença de peso entre hatch e sedã é de 73 kg, o que deve garantir consumo ligeiramente pior para o três volumes.
Honda City vs Ford New Fiesta Sedan (Foto: Rafael Munhoz)
Além de enaltecer a boa relação de custo/benefício do Fiesta, a Ford quer vender seu peixe pela beleza. Com linhas fluidas e de vincos marcados, o desenho do New Fiesta agrada aos olhos. Por dentro, a lógica é a mesma. Um material emborrachado reveste o painel e parte das portas, transmitindo boa sensação de requinte – superior ao do simplificado hatch nacional. Os botões de comandos estão bem posicionados e são fáceis de acionar. É um balde de emoção sobre a racionalidade nipônica do City.
Ford New Fiesta Sedan (Foto: Rafael Munhoz)
Mas se o compacto da fabricante japonesa parece ultrapassado quando o assunto é visual, ele ganha em espaço e conforto. Na fita métrica, o City esbanja 2,55 m de entre-eixos e 4,40 m de comprimento. As dimensões garantem bom espaço para quem viaja na frente e atrás, mérito da plataforma do Fit. Já o New Fiesta tem o mesmo comprimento, porém seu entre-eixos é de 2,48 m. Com cinco ocupantes a bordo, a sensação de aperto é inevitável. Na disputa pelo porta-malas é o City quem faz bonito, com 506 litros de capacidade - são 41 litros a mais que o Fiesta. Curiosamente, a Ford diz que a questão não é tão importante assim para o público alvo do veículo, mas, cá pra nós, a regra é clara: quem quer sedã, quer espaço.
Ao volante
No comando da direção, o City mostra todo seu caráter urbano. É espertinho na cidade, mas cansa o motor quando cai na estrada. Falta agilidade no sistema de transmissão para trocar as marchas com precisão. Em outros momentos, o câmbio prolonga demais as marchas, muitas vezes elevando a rotação até 4 mil giros para efetuar a troca. Fica aquela sensação de engasgo que te faz sentir saudades do câmbio manual. O Powershift da Ford é mais certeiro e a cavalaria reforçada em relação ao Honda confere agilidade à condução.
Quem gosta de uma posição mais elevada para dirigir, vai preferir o City, que manteve os bancos elevados retirados diretamente do seu parceiro de arquitetura Fit. O New Fiesta segue a cartilha do “quanto mais perto do chão, melhor”. E por falar em solo, é o modelo da Honda que melhor absorve as irregularidades, enquanto o Fiesta é superior quando o assunto é isolamento acústico. Tem, inclusive, para-brisa com tratamento acústico, também dispensado no New Fiesta hatch nacional.
Ford New Fiesta Sedan (Foto: Rafael Munhoz)
E o vencedor é...
O aluno supera o mestre. Com um conjunto mais moderno, o New Fiesta Sedan consegue ser uma opção de compra melhor que o tradicional City. A vantagem  se dá principalmente pela boa relação custo/benefício e pelo motor mais eficiente, que rende mais e bebe menos. Mas o duelo não para por aí. Na virada do ano, a Honda vai atualizar o City. A revanche promete. 

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