Saveiro 2015: freios à disco nas quatro rodas + ESC + ASR

A Volkswagen Saveiro 2015 passa a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas. Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6l MSI, passa a contar – também como item de série – com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inéditos na categoria.
Nova VW Saveiro 2015

Outra novidade é que a Saveiro 2015 passa a oferecer ao cliente controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático). Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da Volkswagen. Agora são três versões: Startline (Cabine Simples e motor 1.6l MSI de até 104 cv), Trendline (Cabine Simples e Cabine Estendida e motor 1.6l MSI) e Cross (Cabine Estendida e o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv).

Controle de estabilidade (ESC)

A Saveiro Cross 2015 oferece itens tecnológicos tanto voltados à segurança quanto ao desempenho e facilidade de operação. Além de receber de série freios a disco nas quatro rodas, aperfeiçoamento que confere ao veículo uma maior eficiência dos sistemas de freios, reduzindo as distâncias de parada do veículo em todas as situações de frenagem, o utilitário traz o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Nova VW Saveiro 2015

A função do ESC é evitar a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção. Sempre que detecta que o veículo saiu da trajetória determinada pelo volante, o ESC atua no torque do motor, que é desacelerado, e nos freios, que são acionados individualmente (e de forma automática) para trazer o veículo para a trajetória desejada.

ABS off-road

Outra inovação são os freios ABS com função off-road, que otimizam o desempenho dos freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade (que estreou na Amarok) chega ao segmento das pick-ups compactas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nestas condições de piso.

Nova VW Saveiro 2015

Além disso, esse sistema ABS conta com o EBD, o EBD distribui eletronicamente a força de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, proporcionando uma ótima distribuição da força de frenagem entre os eixos, garantindo a estabilidade e eficiência durante a frenagem. A Saveiro está equipada também com o sistema MSR, que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor.

O BAS, uma função adicional do sistema ESC, é outro recurso que estreia no segmento com a Saveiro Cross 2015. Esse sistema atua em frenagens de emergência. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Neste momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Nova VW Saveiro 2015

Já o Controle de tração (ASR) reduz o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas ou quando as rodas estão em contato com pisos de atrito diferentes entre si.

Bloqueio do diferencial e assistente em rampas

Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL) aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo.

Nova VW Saveiro 2015

Além disso, o Assistente para partida em rampa (HSA) é um recurso que garante grande facilidade no dia a dia, especialmente quando a Saveiro Cross estiver carregada. Isso porque esse mecanismo impede que, durante o arranque em aclives acima de 5%, o veículo recue se o condutor soltar o pedal de freio, proporcionando maior conforto e segurança para os ocupantes.

Os freios são mantidos acionados automaticamente por cerca de 2 segundos após o motorista tirar o pé do pedal de freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo que o motorista possa arrancar com tranquilidade e segurança.

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