Dicas para Comprar Carros Usados

   Quando queremos comprar um carro usado procuramos por algo que desejamos previamente, como uma categoria, modelo, fabricante ou simplesmente preço. A questão é que devemos olhar alguns itens importantes antes de iniciar a negociação e futura compra. Isto evita de perdermos tempo chamando algum mecânico ou consultor para verificar a parte mecânica ou elétrica. Além de evitar gastos com manutenções futuras.
   Para ajudar criamos uma pequena lista de itens que você pode checar antes de prosseguir na compra de seu carro usado.
dicas_para_comprar_carros_usados
  • Limpadores – devem estar em bom estado e com a borracha pouco gasta. É importante verificar se não há marcas no pára-brisa.
  • Vidros – se for elétrico, acione várias vezes e observe como se comporta e se não apresenta nenhum barulho estranho; se for manual, suba e desça algumas vezes e veja se não está agarrando ou com algum tipo de problema.
  • Lataria e pára-choque – procure por riscados na tinta, amassados ou sinais de batidas em todo o veículo. Se a pintura for nova é bom desconfiar.
  • Portas – verifique a trava e estado das maçanetas, principalmente quando possuir mais de duas portas.
  • Pneus – confira se ainda estão com sinais de novo ou de que foram trocados recentemente. Tente descobrir quando foram trocados e quantos quilômetros já rodaram. Não se esqueça do estepe.
  • Roda – mesmo que esteja com calotas, tente dar uma olhada e verificar se não há empenos ou amassados.
  • Retrovisores – dependendo do modelo do carro pode não ser barato, portanto é bom verificar se estão em ordem.
  • Porta-malas – além do espaço verifique a trava no momento de abrir ou fechar.
  • Lâmpadas – ligue o carro e veja a iluminação dos faróis e se as setas estão Ok. Não deixe de verificar a iluminação interna também.
  • Tapetes – veja se estão em boas condições.
  • Cinto de segurança – item importante e obrigatório que deve verificar em todos os lugares.
  • Estofamento – procure por falhas que podem piorar com o tempo, como costuras soltando.
  • Caixa de marchas – peça para dar uma volta e faça um teste para sentir como se comporta.
  • Painel – confira a iluminação e se a disposição dos itens lhe agrada.
Depois confira o alarme, travas ou antifurto; acendedor de cigarros; entrada para o som automotivo; entre outros itens que acredita serem importantes para você.
Garantias
   As revendas de veículos costumam oferecer garantia apenas na caixa de marchas. Mas você pode verificar se nenhum outro item do veículo ainda está coberto por garantia. Itens que são trocados com certa freqüência geralmente possuem algum tipo de proteção então é interessante verificar com o vendedor se não trocou nenhum item ou acessório recentemente.
E o conforto?
  Se possível, faça um test-drive para sentir o carro de verdade e saber se é realmente confortável para você. E mesmo que não entenda de mecânica pode detectar falhas quando estiver dirigindo. Não deixe de ajustar o banco, retrovisores e outros itens que acha importante na hora de dirigir. Lembrando que muitos até desistem de determinados modelos quando descobrem que não era exatamente o que queriam no momento de dirigir.
  Pode parecer sem importância, mas uma trava elétrica pode fazer diferença quando se pensa na comodidade e conforto, por exemplo. Lembre de conferir as condições dos itens ou acessórios que podem ser considerados extras, principalmente em modelos esportivos.
   Todas as dicas aqui servem para não deixar passar pequenas coisas que podem dar problema no futuro. Claro que não precisa deixar de comprar um carro se um dos itens não estiver de acordo. Se algo não estiver Ok, pode negociar e conseguir um desconto para compensar. O principal é tentar evitar surpresas e manutenções que surgem com todo carro que já possui alguma rodagem.

Comentários

Postagens mais visitadas