Honda Civic 2017 EX 2.0 CVT: custo x benefício equilibrado
A gama de versões do novo Honda Civic 2017 (10ª geração) é composta de cinco opções, sendo que a versão EX 2.0 CVT é exatamente a intermediária, com duas opções de preço acima, e duas abaixo. Neste artigo mostramos seus detalhes desta que é o modelo mais equilibrado em termos de custo x benefício da linha.
O Civic EX 2.0 tem preço sugerido de R$ 98.400 reais, e,
portanto, abaixo abaixo da "barreira psicológica" dos R$ 100 mil reais. O
valor pode parecer elevado, e é, mas se lembrarmos que há modelos 1.0
com câmbio manual e preço de R$ 94 mil reais (caso do Golf 1.0 TSI Comfortline), o Honda não parece tão fora da realidade.
Isso fica claro quando se observa a lista de itens de série,
que contempla seis airbags; controle de estabilidade e tração;
distribuição eletrônica de torque; luz de frenagem emergencial; luzes
diurnas e lanternas traseiras em LED; faróis de neblina; rodas de 17
polegadas; freios a disco nas quatro rodas; retrovisores elétricos;
ar-condicionado digital; freio de estacionamento eletrônico com
assistente de partida em rampas; piloto automático; vidros elétricos
um-toque em todas as posições; sistema de som com tela de cinco
polegadas, quatro alto-falantes, Bluetooth, USB e comandos no volante;
câmera de ré; Isofix; retrovisores com seta integrada e rebatimento
elétrico; faróis com acendimento automático e bancos revestidos em
couro.
Nessa lista de itens de série, podemos argumentar que faz falta uma
central multimídia com tela sensível ao toque, sistema de navegação
integrado e compatibilidade com o Apple Car Play/Android Auto. É fato,
mas para se ter isso, é necessário gastar R$ 7.500 reais a mais e partir
para o modelo CIVIC EX-L, que custa R$ 105.900 reais - o que é
excessivo e desnecessário.
De qualquer forma, a central de 5 polegadas do Civic EX já tem câmera de
ré, e, em caso de necessidade de um sistema de navegação, é possível
usar o do smartphone.
Por outro lado, pode-se argumentar: e o Sport 2.0 CVT a R$ 94.900 reais?
Sim, também é uma boa opção em termos de custo x benefício, mas os R$
3.500 reais a mais que se paga pelo EX estão plenamente justificados
pelos bancos revestidos em couro, pelo velocímetro digital, faróis de
acendimento automático e retrovisores rebatíveis eletricamente.
Mecânica
As quatro primeiras versões do Civic 2017 adotam o conhecido motor
quatro cilindros flex 2.0 de 155 cavalos, sendo que nesta configuração
EX ela está sempre associado com uma transmissão automática CVT com
possibilidade de trocas de marchas (artificiais) de modo sequencial, por
meio de seletores atrás do volante.
É um conjunto confiável, que entrega um desempenho correto. Nos testes
da Revista Quatro Rodas, esse modelo abastecido com gasolina acelerou de
0 a 100 km/h em 10,5 s, retomou de 80 a 120 km/h em 7,0 s). E
apresentou ótimos números de consumo: 12,6 km/l na cidade e 15,4 km/l na
estrada.
Os números de consumo da Quatro Rodas são melhores que os aferidos pelo
INMETRO, que, com gasolina, aponta 10,6 km/l em cidade e 12,9 km~l em
estrada. O instituto tem dados de consumo de etanol também: 7,2 km/l e
8,9 km/l, respectivamente. Ressalte-se que os indicadores do INMETRO são
"piorados" por uma correção média de 18%, o que explica a diferença
para a medição da publicação automotiva da Abril.
Os números de desempenho do Civic 2.0 CVT são marginalmente melhores que
os aferidos pelo Civic 2.0 EXR da geração anterior, mas esta 10ª
geração oferece um consumo médio 15% menor, o que é resultado do câmbio
mais eficiente (CVT) e também de recursos como direção com assistência
elétrica.
Nesta linha 2017 do Civic, há ainda a versão topo de gama, Touring, que é
a única equipada com o moderno motor 1.5 Turbo, movido exclusivamente a
gasolina, e que oferece, simultaneamente, desempenho superior e consumo
inferior, mas custando R$ 26.400 reais a mais, o torna pouco atrativo
do ponto de vista racional.
Até mesmo porque essa motor 2.0 de 155 cv com a transmissão CVT não é
ruim. Ao contrário, o sistema i-VTEC constrói uma curva de torque
linear, sem trancos e sem o tradicional "lag" dos motores turbo. E ele
tem um ronco bem agradável, chegando a ser esportivo quando está próximo
da faixa vermelha.
Estética
O Civic 2017 recebeu importantes melhorias no conjunto mecânico e na
lista de equipamentos, e isso não pode ser subestimado. Mas o ponto
forte do carro é sua estética elegante, com sua traseira em formato
fastback formando um grande volume na traseira - adornada por lanternas
em formato de bumerangue.
A esportividade do design continua na dianteira, com protuberâncias ao
longo dos arcos de roda e da carroceria em geral bastante esculpida.
A vista do Civic 2017 Gen 10 de 3/4 de traseira é a mais impactante,
devido às lanternas traseiras em LED padrão em forma de C, janelas
convergindo e a luz traseira rebaixada. Este é um automóvel de muito
estilo. Depois do sonolento Civic 9, parece que a equipe de design da Honda tomou um choque elétrico e acordou.
Interior
O interior está mais moderno e mais aconchegante, graças ao design amplo
do painel e ao console central elevado que separa os passageiros
dianteiros em dois compartimentos separados.
Uma tradicional característica da Honda retorna neste Civic: uma base de
para-brisa notavelmente baixa, que, juntamente com o capô do motor,
ficou 4 cm mais baixo em relação ao modelo anterior, permitindo uma
ampla visão da estrada à frente.
Conclusão
O Honda Civic 2017 Geração 10 se tornou o modelo referencial no segmento
de sedãs médios, não só por suas características mecânicas e
construtivas modernas, mas, sobretudo, por sua estética esportiva e
instigante.
E, de toda a gama de versões do modelo à venda no Brasil, esta versão EX
2.0 CVT surge com a mais balanceada em termos de equipamentos e preço.
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