Por que os motores flex às vezes "grilam" quando usam gasolina?
Esse “grilo” indica a ocorrência da pré-ignição, que é provocada pelo
excesso de carbonização na câmara de combustão, resultado de combustível
de má qualidade ou do retardo no ponto de ignição do motor.
Este último problema é mais comum nos automóveis equipados com injeção
eletrônica e com motor bicombustível e pode indicar que o sistema
injetor não reconheceu a troca de um combustível para o outro e manteve
suas regulagens para a utilização do etanol.
Isso pode ocorrer devido ao fato de a taxa de etanol na gasolina ser
variável no Brasil,
podendo chegar a até 27% na gasolina comum - mas
diminuindo em períodos de entressafra de cana de açúcar. Motores flex
com taxa de compressão elevada, mais propícia para o uso do etanol,
tendem a sentir mais o problema.
Quando ocorre apenas nos primeiros instantes ao rodar e depois cessa, o
grilo da pré-ignição (ou ignição espontânea) geralmente não traz
maiores consequências, pois indica apenas uma demora no sistema em
identificar o combustível. O fenômeno, porém, pode indicar excesso de
carbonização e causar danos nos pistões e bielas caso se torne severo
e/ou constante.
Comentários
Postar um comentário