Chevrolet Onix 2014 Automático: preço R$ 43.390

A Chevrolet do Brasil lançou oficialmente, hoje, o Prisma e o Onix 2014 equipados com transmissão automática - item aguardado desde o lançamento do Onix em 2012.

Chevrolet Onix 2014 Automático


Os preços são os seguintes: Chevrolet Onix LT 1.4 Automático - R$ 43.390Chevrolet Onix LTZ 1.4 Automático - R$ 47.190.

Em relação às versões manuais, o Onix LT Automático ficou R$ 7.200 reais mais caro que o manual, entretanto ele traz como itens de série o ar-condicionado e o sistema My-Link, mostrando que a diferença, de fato, é de R$ 3.500 reais - a mesma observada na versão LTZ, que tem como itens adicionais as rodas de liga-leve, alarme keyless, faróis de neblina e espelhos retrovisores com ajuste elétrico.

Chevrolet Onix 2014 Automático

A nova transmissão que equipa o compacto da GM é a unidade GF6 - 2ª geração com Active Select, sendo acoplada exclusivamente com o motor SPE/4 1.4L.

Chevrolet Onix 2014 Automático - painel

Associado à transmissão automática, temos o controle automático de velocidade no volante. Outra novidade é a nova cor externa (disponível para o Prisma e para o Onix), denominada Azul Sky. O volante agora tem revestimento em couro e o carro conta com abertura de bocal de combustível e do porta-malas por meio de acionamento no interior.

Chevrolet Onix 2014 Automático - interior

Com a chegada da transmissão automática, o Onix passa a dispor de uma versão para impor concorrência ao Hyundai HB20 1.6 com transmissão automática, além dos modelos automatizados da VW - Gol, Fox e Polo - e da Fiat - Palio e Punto.

Transmissão automática de seis velocidades é inédita no segmento


Seja para encarar as situações de trânsito na cidade ou para trafegar em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a transmissão automática que equipa o Chevrolet Onix 2014, utiliza de forma inteligente todas as suas seis marchas, visto que se trata de uma versão ainda aperfeiçoada da caixa que equipa o Cruze, Sonic, Spin e Cobalt.

Testes que tem sido conduzidos com o Onix Automático mostram que Onix Automático é mais lento que o manual em cerca de 1 segundo. Além disso, o câmbio não tem um comportamento completamente suave, visto que sente-se alguns “soluços” durante as mudanças de marcha.

Aspectos negativos

Outros pontos que pode incomodar:

  • excesso de ruído do motor ao se pisar fundo no pedal do acelerador;
  • forte rolagem da carroceria em curvas;
  • posicionamento ruim das maçanetas internas;
  • falta de um botão de controle do som no volante;
  • posição muito elevada de dirigir.
Chevrolet Onix 2014 Automático

A transmissão manual que equipada as demais versões do Onix 2014 também sofreu melhoras, com novos soncronizadores, que deixaram o câmbio com engates mais macios e precisos. Entretanto, a GF6 Automática de 2ª geração está 0,5s mais rápida para marchas à frente e 0,7s nas reduções.

Chevrolet Onix 2014 Automático

O motor SPE/4 1.4L tem 106 cavalos quando abastecidos com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com a mesma rotação.

Chevrolet Onix 2014 Automático


Com tal conjunto, segundo dados da GM, o Onix 2014 com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h.

Dados de consumo

O consumo do Onix Automático não difere muito do Prisma, que é sua versão sedã, compartilha o mesmo motor e câmbio e pesa apenas 12 Kg a mais. Os dados de consumo de Etanol do Prisma Automático são os seguintes:



Vídeo de apresentação


Conclusão
Onix Automático apresenta-se como uma boa relação custo x benefício para o consumidor que quer um carro automático. Na opção LT, o Onix automático tem tabela de R$ 43.390, enquanto na LTZ, modelo das fotos, o preço sugerido é de R$ 47.190. Seus concorrentes de mercado ou são mais caros (caso do HB20 1.6 Automático, que custa a partir de R$ 48.000 reais), ou não usam câmbio automático, mas automatizados, como o caso do Gol, Fox (i-Motion) e Palio (Dualogic) - que não oferecem o mesmo conforto e suavidade que uma transmissão automática convencional, como a do Onix.

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