Datsun, marca de baixo custo da Nissan, retorna ao mercado com o compacto GO
A Nissan deu vida novamente a Datsun, que há três décadas não comercializava seus modelos nos principais mercados emergentes. A empresa, marca de baixo custo do grupo japonês, realizou um evento nesta última segunda-feira, 15, para apresentar seu novo modelo, o hatch compacto GO, que marcará seu retorno ao mercado indiano no começo de 2014. No final do ano que vem, a Datsun fará sua reestreia na África do Sul, Indonésia e Rússia.
O novo GO, apesar de não parecer por conta de seu visual externo e interno, é um modelo feito a partir da plataforma do Nissan March – ambos os modelos compartilham outros componentes. Segundo a Datsun, a novidade foi projetada no Japão, mas seu projeto foi encaminhado para a divisão indiana da Nissan para realizar adaptações para as necessidades e preferencias dos consumidores nativos daquele país.
Nas medidas, o Datsun GO traz 3,78 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 14,8 m de altura e 2,45 m de entre-eixos, este o mesmo do March. Por dentro, o GO faz jus a proposta mais simples. O modelo vem equipado com bancos dianteiros inteiriços, alavanca de câmbio instalada no painel, painel de instrumentos apenas com o básico, porta-luvas sem tampa, painel das portas sem revestimento em tecido, dentre outros.
Debaixo do capô, o GO traz um propulsor 1.2 litro movido a gasolina, acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. O preço do modelo na Índia equivale a R$ 15 mil. A Datsun tem em mente vender de 150 mil a 200 mil exemplares por ano do GO e de outros modelos que deverão ser lançados em breve. O Brasil, pelo menos por enquanto, ainda não está entre os mercados cogitados pela Datsun.
Comentários
Postar um comentário