Novo Fox Highline x Hyundai HB20 Premium: custo x benefício
A reformulação pela qual passou o Volkswagen Fox em sua linha 2015 é mais do que estética, mecânica e de interior. Os aperfeiçoamentos introduzidos no modelo se destinam a torná-lo capaz de substituir do Polo Hatch - este em vias de ser retirado de linha - como representante da Volkswagen no segmento de hatchs compactos "premium".
Este artigo, portanto, vai analisar o posicionamento de preço do Novo Fox Highline, sua mecânica e os itens de conforto, conveniência e tecnologia em comparação com um dos principais carrosdesse segmento, o Hyundai HB20 Premium, ambos equipados com sistema de navegação e bancos revestidos em couro.
VW Fox Highline 2015 - R$ 48.490 (MT) / R$51.790 (AT)
Esta versão Highline do Fox conta com os seguintes itens de série: direção com assistência elétrica, ar-condicionado (manual), sistema de som com conectividade Bluetooth e USB, faróis de neblina, rodas de 15 polegadas, volante multifuncional, sistema I-System.
Em termos mecânicos, ele conta com o motor 1.6 16V de 120 cavalos, associado com uma transmissão manual de seis marchas, ou automatizada I-Motion de cinco marchas.
Equipado com sistema de navegação (GPS) - R$ 3.050, Controle de Estabilidade e de Tração e faróis de neblina com direcionamento de facho (R$ 1.140 reais), e bancos de couro (R$ 670) o Fox fica com preço de R$ 53.350 na versão com câmbio manual e R$ 56.650 reais no automatizado I-Motion.
Hyundai HB20 Premium 2015 - R$ 49.590 (MT) / R$ 52.890 (AT)
O modelo topo de linha do Hyundai HB20 é o Premium, que vem de série com os mesmos itens de conforto do Fox Highline, com algumas diferenças, como o fato de o sistema de assistência do Fox ser elétrico, enquanto no Hyundai é hidráulico.
Em termos mecânicos, o HB20 conta com um motor 1.6 16V de 128 cavalos, associado com uma transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades.
Equipado com sistema de navegação blueNav (R$ 2.780) e bancos revestidos em couro (R$ 1545), o Hyundai HB20 Premium vai a R$52.370 no modelo com câmbio manual (sem bancos de couro) e R$57.215 no automático.
Preço x Itens de série
O Novo Fox Highline mostra uma relação custo x benefício ligeiramente melhor, já que é mais barato tanto na versão básica (R$ 48.490 no Fox x R$ 49.590 no HB20) quanto na mais equipada com transmissão automática (R$ 56.650 no Fox x R$57.215 no HB20).
Além disso, o VW Fox Highline conta com itens importantes que não são oferecidos no Hyundai HB20 Premium, como ESP (Controle de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS),controle de assistência de partida em rampa (HHC), TC (M-ABS) – Controle de tração e direção com assistência elétrica (o HB20 conta com direção hidráulica - menos eficiente).
Adicionalmente, o Fox Highline 2015 oferece o sistema Park Pilot, com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, enquanto o Hyundai HB20 só oferece sensores de estacionamento traseiros.
Sistemas de navegação
Em suas versões topo de linha, tanto Fox Highline quanto HB20 oferecem sistema de navegação integrado ao painel.
O modelo do Fox é chamado é chamado de NS315, conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.
No caso do HB20, seu sistema blueNav conta com central multimídia touchscreen de 7 polegadas com navegação GPS e TV digital.
Hyundai HB20 - transmissão automática
No caso das versões automáticas, há uma vantagem do Hyundai HB20 por este oferecer uma câmbio automático convencional, enquanto o Fox Highline adota uma transmissão automatizada I-Motion.
Apesar de a Volkswagen informar que o Fox 2015 conta com uma versão do I-Motion com software de gerenciamento de segunda geração, o fato de ser um transmissão de embreagem única automatizada, ela não conta com a mesma suavidade de funcionamento da transmissão automática do Hyundai HB20.
Fox - transmissão manual
Se no caso das versões com transmissão automática o HB20 leva vantagem, o Fox Highline dá o troco na configuração manual, já que conta com a nova caixa de seis marchas - mesma usada no Golf, enquanto o HB20 adota um câmbio de cinco marchas.
Conclusão
O posicionamento de preço do Novo Fox Highline 2015, em torno de R$ 1.000 reais mais barato que o Hyundai HB20 Premium com mesmo pacote de itens, evidencia que a versão topo de sul-coreano é o principal alvo de mercado dessa versão topo de linha do Fox.
O HB20 1.6 Premium automático leva vantagem sobre o Fox Highline I-Motion por oferecer um câmbio de funcionamento mais suave.
O Fox Highline, por sua vez, é mais barato e oferece itens importantes a mais que o HB20, como controle de tração, estabilidade, direção elétrica, bloqueio de diferencial e câmbio de seis marchas, no caso do manual.
Comentários
Postar um comentário