Mercedes-Benz Classe M é aprovado em teste de colisão

O Mercedes-Benz Classe M foi aprovado no teste de colisões mais severo promovido pelo American Insurance Institute for Highway Safety (Instituto Americano para Segurança nas Estradas - IIHS), levando com isso o prêmio "Top Safety Pick+". O utilitário esportivo premium já havia recebido anteriormente cinco estrelas nos testes do U.S. NCAP e Euro NCAP, em 2012.


Um novo elemento de classificação adotado pelo IIHS é o chamado "small-overlap test" (teste com pequena sobreposição). É realizado um teste de colisão frontal a 64 km/h com contato frontal de apenas 25%. O teste foi criado para simular um impacto frontal em que o motorista tenta desviar para a lateral, mas não consegue evitar o choque com o veículo que vem da direção oposta. Veículos modelo 2014 precisam passar neste teste para poderem receber o prêmio "Top Safety Pick". Para conquistar o prêmio TSP+ - como o Classe M conseguiu - no total de cinco testes de colisão realizados pelo IIHS (frontal com 40% de contato, frontal com 25%, impacto lateral, efeito chicote e amassamento do teto), apenas no "small-overlap" um veículo pode receber a classificação ACEITÁVEL, enquanto nos outros é necessário o conceito BOM.


O Mercedes-Benz Classe M conta com até nove airbags, que são acionados conforme necessário, dependendo do tipo e severidade do acidente, sensor de rolamento capaz de detectar a iminência de uma capotagem do veículo e acionar os airbags de cortina de série, tensionadores de cintos de segurança de série e limitadores de tensão dos cintos nas posições laterais. Em uma capotagem ou tombamento, por exemplo, esses cintos também são tensionados.


Ao mesmo tempo, o equipamento especial do Classe M inclui de série o sistema PRE-SAFE de proteção antecipada aos ocupantes. Este sistema em constante aperfeiçoamento aumenta a proteção dos ocupantes do carro em situações de perigo.


Para complementar os sistemas ativos de segurança, como o Brake Assist System (BAS - Sistema de Assistência à Frenagem), de série, ou o BAS PLUS, opcional, que são capazes de ajudar a evitar acidentes ou reduzir suas consequências, sistemas de assistência contribuem para aumentar a segurança de rodagem, além da segurança em relação ao motorista. O equipamento de série inclui o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, o sistema de alerta para perda de pressão dos pneus e também as luzes de freios adaptativas.

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