Novo Golf humilha o Ford Focus em teste da Car and Driver

Há alguns dias atrás nós publicamos um artigo comparativo entre o Novo Ford Focus 2.0 Flex e o Novo VW Golf 1.4 TSI, mas, na ocasião, não havia dados comparáveis de consumo de gasolina, pois os números eram da Revista Quatro Rodas, e o Focus foi testado com álcool e o Golf com gasolina. Entretanto, a revista Car and Driver deste mês fez uma comparação entre os dois carros, então já é possível saber como eles se comportam nas mesmas condições de teste.

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

É verdade que espera-se uma superioridade do Golf nas provas de desempenho e consumo, visto que o modelo alemão tem um projeto mais moderno tanto em termos de carroceria (sendo mais leve e com mais espaço interno), quanto de mecânica. Todavia, o que não se esperava era uma vitória tão acachapante do Golf sobre o Focus.

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

Sim, o Golf anda mais e consume menos que o Focus. Mas a diferença a favor do Golf em termos de consumo de combustível chega a ser surreal: em estrada, o Focus 2.0 consumiu 40% a mais que o Golf! Enquanto o modelo da VW fez 17,1 Km/h, o da Ford ficou nos 12,1 Km/h. Confira.

Consumo

O gráfico abaixo mostra o comparativo de consumo entre o Golf 1.4 TSI contra o Focus 2.0 Flex, ambos com gasolina. 

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014
Os números de consumo do Golf 1.4 TSI em cidade (12,2 Km/l) já são melhores que os do Focus em estrada (12,1), onde o modelo norte-americano (fabricado na Argentina) consumiu 40% a mais que o alemão (o Golf fez 17 Km/l na estrada).
Aceleração de 0 a 100 Km/h

O gráfico abaixo mostra o comparativo de aceleração de 0 a 100 Km/h. Quanto menor o tempo, mais rápido é o carro.
Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

O motor do Focus é anunciado com 178 cavalos, enquanto o do Golf com 140 cv. Mas o carro da Volkswagen é superior em todas as provas de desempenho. No caso da prova de 0 a 100 Km/h, o Golf 1.4 TSI faz em 8.9 segundos, contra 9,1 segundos do Focus 2.0.
Retomada de 80 a 120 Km/h

O gráfico mostra o comparativo na prova de retomada de velocidade de 80 a 120 Km/h - típica manobra de ultrapassagem. Quanto menor o tempo, mais rápido, e, portanto, mais seguro é o carro. 

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

Como se pode observar, o Golf 1.4 TSI fez a prova em 6,1 segundos, enquanto o Focus ficou em 7.3.
Retomada de 100 a 120 Km/h

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

No caso da retomada de 100 a 120 Km/h, outra manobra de ultrapassagem, o Golf 1.4 TSI mantém sua superioridade sobre o Focus, fazendo a prova com mais de 1 segundo de vantagem.
Frenagem: 100 Km/h a 0

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

O teste de frenagem mede a distância percorrida pelo carro após se aplicar o freio a 120 Km/h. Assim, quanto menor a distância percorrida, maior a segurança do carro. O Golf, que parou em 39 metros, tem um sistema de freios mais eficiente que o do Focus, que parou em 40,8 metros.
Ruído interno

Novo Focus 2014 x Novo Golf 2014

Outro aspecto que chama a atenção no Golf é o silêncio interno. Os números de ruído a 120 Km/h emblemáticos: enquanto o Golf mantém-se a 61,8 dBA, o Focus está a 66.3 dBA. É importante considerar que, como a escala de ruído é logarítmica, uma diferença de mais de 3 dBA representa o dobro de ruído, e a diferença a favor do Golf é de 4,5 dbA. Ou seja, o interior do Focus faz mais que o dobro de barulho que o do Golf.
Conclusão

Se você decidiu comprar um hatch médio, não há economia que justifique não comprar o melhor de todos: opte pelo Golf.

Comentários

Postagens mais visitadas