Toyota mantém-se como líder global de vendas

A Toyota Motor Corporation superou a General Motors Co. (GM) e todas as outras montadoras, pela segunda vez em três trimestres, em vendas globais de automóveis. A maior empresa do Japão e suas controladas venderam 2,5 milhões de veículos no período de julho a setembro, um aumento de 2,8% ante o ano anterior. As vendas do terceiro trimestre da GM subiram 5,5% para 2,4 milhões de veículos, enquanto a Volkswagen AG atingiu, excluindo caminhões pesados, cerca de 2,33 milhões automóveis, de acordo com dados das empresas.


O recente sucesso da Toyota ajudará a empresa a anotar lucro recorde no presente exercício fiscal - e é resultado, segundo analistas da industria automotiva, da política de desvalorização do Yen (moeda japonesa) implantada pelo primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe. Só em 2013 a divisa nipônica desvalorizou 11% frente ao dólar, tornando os produtos japoneses mais baratos no restante de mundo e, assim, impulsionando as vendas.



Com o resultado, as ações da Toyota já subiram 58% este ano, enquanto as da GM subiram 23%. As ações da Volkswagen tiveram pouca alteração em 2013. Nos nove primeiros meses de 2013, a Toyota também superou a GM, com vendas de 7,41 milhões de veículos contra 7,25 milhões da GM e 7,03 milhões de carros da VW.

China

No maior mercado do mundo, o chinês, a GM e a VW vendem de três a quatro carros para cada unidade da Toyota. As vendas da GM na China em 2013 subiram 12% para 745.026 veículos, enquanto a VW estima que suas vendas no gigante asiático, incluindo Hong Kong, cresceram para acima de 800.000 carros.

Comentários

Postagens mais visitadas