Jetta, Bravo T-Jet e Fluence GT: gasolina podium x comum
Uma questão que é frequente formulada por proprietários de carros com motores turbinados ou de injeção direta é: qual a vantagem de usar a gasolina Podium, da Petrobrás, em detrimento da comum?
A Revista Motor Show do mês passado fez testes de desempenho e consumo, com os dois tipos de combustível, com quatro modelos vendidos no Brasil: VW Jetta TSI, Bravo T-Jet, Fluence GT Turbo ePeugeot 408 THP.
Em relação aos combustíveis, as duas diferenças básicas entre a gasolina Podium e a comum estão na octanagem (medida em octanas e que define a capacidade do combustível resistir à pressão e temperatura sem detonar) e quantidade de enxofre (medida em ppm - partes [de enxofre] por milhão).
Dessa forma, quanto maior a octanagem da gasolina, melhor, pois o motor, caso tenha recursos para isso, poderá oferecer maior potência e torque usando esse tipo de combustível, resultando em melhor desempenho e, simultaneamente, menor consumo de combustível.
No caso da quantidade de enxofre, quanto menor, melhor, pois, ao longo do tempo, esse material vai se acumulando nas válvulas e câmaras de combustão, reduzindo a potência e a eficiência do motor, além de danificar o catalisador.
No caso dos motores com injeção direta de combustível, como é o caso do motor 2.0 TSI do Jetta, os problemas causados por excesso de enxofre no combustível são ainda maiores, pois esse elemento pode se acumular nos bicos injetores, prejudicando o funcionamento do motor.
Assim, no caso da octanagem, enquanto a gasolina comum tem 87 octanas, a gasolina Podium apresenta-se com 95 octanas, evidenciando seu maior poder energético.
Entretanto, a maior diferença é na quantidade e enxofre. Enquanto a gasolina comum está especificada com 800 PPM de enxofre, a gasolina Podium tem uma quantidade máxima muito menor, de 30 PPM. É importante ressaltar, porém, que a Petrobrás afirma que mesmo a gasolina comum à venda no Brasil não tem mais que 250 PPM de enxofre. Além disso, a partir de 2014, segundo a estatal, toda gasolina brasileira terá no máximo 50 PPM.
50 PPM de enxofre na gasolina é a quantidade observada na gasolina vendida nos Estados Unidos, e também a recomendada para motores com injeção direta (TSI e TSFI da VW/Audi e EcoBoost da Ford), de modo que, a partir de 2014 todos os carros vendidos no Brasil poderão usar gasolina comum sem qualquer restrição.
Feitas as apresentações, vamos aos números comparados de desempenho e consumo dos modelos avaliados.
Desempenho - aceleração de 0 a 100 Km/h
Na prova de aceleração de 0 a 100 Km/h o Fluence GT mostra-se o mais beneficiado pela gasolina podium, com ganho de performance de 6,05%, seguido do Peugeot 408 THP, com avanço de 4,41%. Fiat Bravo, com 1,75% e VW Jetta TSI, com ganho de 0,92%, não mostram, na prática, benefícios, já que diferenças menores que 3% devem ser desconsideradas.
Desempenho - aceleração de 0 a 400 m
Desempenho - aceleração de 0 a 400 m
Na prova de 0 a 400 metros as diferenças de desempenho foram ainda mais reduzidas, com nenhum dos carros avançando mais que 3% em relação à performance mostrada com gasolina comum. Neste caso, o maior beneficiário foi o Bravo T-Jet, com 2,4% de ganho, seguido de Peugeot 408 THP, com 2,05%, Fluence GT, 1,7% e Jetta TSI, com ganho de 0.65%.
Consumo - ciclo urbano
Consumo - ciclo urbano
O quadro de consumo urbano traça um panorama bem diferente do observado no comparativo de performance, já que, neste caso, todos os carros mostraram uma melhora significativa em termos de consumo usando a gasolina Podium. O modelo que mais melhorou seu consumo foi o Peugeot 408 THP com ganho de 13,89%, seguido de Bravo T-Jet, com avanço de 10.47%, Renault Fluence GT, com indicador de consumo 8,43% melhor e Jetta, por último, melhorando 7,69%.
Consumo - ciclo rodoviário
Consumo - ciclo rodoviário
Se no consumo urbano tivemos diferenças importantes, quando se avalia o consumo em estrada as diferenças são menores. O que mostrou a maior melhora foi o Fluence GT, com 6,02% de avanço, seguido do Bravo, com 3,45%, VW Jetta (2.5% de melhora) e Peugeot 408 THP, com consumo melhorando 1,55% usando a gasolina Podium.
Conclusão
Os números do teste mostram uma pequena vantagem em termos de performance e consumo dosmodelos turbo à venda no Brasil quando abastecidos com a gasolina Podium.
Entretanto, essa gasolina custa, em média, 30% a mais que a comum, sendo que o ganho de performance e consumo não chega a isso.
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