Novo Chevrolet Tracker 2014: lançamento - preço R$ 71.990
A Chevrolet do Brasil lança oficialmente no mercado nacional o carro que chega para impor concorrência ao Ford EcoSport. Trata-se do Novo Tracker 2014 - que do anterior, derivado do Suzuki Grand Vitara - mantém apenas o nome.
O novo Chevrolet Tracker um projeto global, baseado na GSV de carros compactos da GM, e que resulta em carros como Onix, Sonic, Spin e Cobalt. Uma particularidade no caso de um carro que tem a pretensão de ser um "SUV" é a inexistência de uma opção de tração integral: há, apenas, tração dianteira.
Mecânica
O Novo Chevrolet Tracker adota o motor 1.8 Ecotec do Cruze, com potência de 144 cv com etanol e 141 cv com gasolina, à 6.300 rpm. O torque máximo é de 18,9 mkgf com etanol, a 3.800 rpm, sendo que 90% dele está disponível a 2.200 rpm. A transmissão automática de seis marchas é também a mesma do Cruze.
Esse conjunto motriz permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos para atingir uma velocidade máxima de 189 km/h.
O design é moderno, e lembra a Captiva. A frente tem faróis com parábola dupla e a grade dividida em duas seções, enquanto na lateral temos para-lamas largos e vincos pronunciados que chegam à altura das maçanetas das portas traseiras.
Na traseira temos um visual mais refinado, com lanternas com o mesmo formato dos faróis, e sem a porta-malas - solução antiquada e irracional que ainda é adotada no EcoSport.
Interior
O acabamento tem qualidade superior ao do EcoSport e se destaca por dispor de 25 porta-objetos. Além disso, compartilha componentes com os demais carros da linha, como saídas de ar Sonic e os instrumentos do Onix.
No que respeita às versões, temos apenas a topo de linha, LTZ (a versão LT chega em data posterior) ao preço de R$ 71.900 reais com ar-condicionado (convencional, e não digital), direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, sistema multimídia MyLink, bancos com revestimento em couro, rodas de liga leve aro 18, airbag duplo frontal e freios ABS com EBD, entre outros itens.
Não há controles de tração e de estabilidade nem como opcional.
Mas há um pacote adicional de equipamentos, como teto solar elétrico e airbags laterais e de cortina, ao preço de R$ 3.500 reais, resultando em um preço final de R$ 75.490 reais - superior ao seu concorrente, o EcoSport Titanium 2.0 Powershift, com preço de R$ 75.075 reais.
Mas há um pacote adicional de equipamentos, como teto solar elétrico e airbags laterais e de cortina, ao preço de R$ 3.500 reais, resultando em um preço final de R$ 75.490 reais - superior ao seu concorrente, o EcoSport Titanium 2.0 Powershift, com preço de R$ 75.075 reais.
Em termos dimensionais, o Novo Chevrolet se apresenta maior que seu rival Ford EcoSport: comprimento de 4,24 metros, largura de 1,77 metros, e 1,64 metros de altura. A distância entre-eixos é de 2,55 m.
Para efeito de comparação, o EcoSport tem 4,22 (mas conta com o estepe na traseira), ou seja, 2 cm menor que o Tracker. A distância entre-eixos é 3,4 cm maior, e o Tracker ainda é 2,1 cm mais largo.
Conclusão
O Novo Chevrolet Tracker 2014 chega para acirrar a disputa no segmento de SUV´s compactos acima de R$ 70.000 reais, estabelecendo uma alternativa àqueles que procuram a EcoSport topo de linha. O carro da GM tem como vantagem dimensões mais generosas e um padrão de acabamento melhor, tanto no que respeita aos materiais quanto na montagem.
Entretanto, o conjunto mecânico do EcoSport é superior, sendo o carro da Ford mais eficiente.
Comentários
Postar um comentário