Em nome do lucro, VW autoriza a heresia: Bentley SUV
A Volkswagen autorizou sua divisão de carros de ultra-luxo, a Bentley, a dar continuidade ao desenvolvimento do seu primeiro utilitário esportivo, carro que virá a ser o SUV do mundo, e estará à venda em 2016.
O carro será feito na Inglaterra, segundo maior mercado automotivo da Europa, onde vai gerar mais de 1.000 postos de trabalho e realizar investimentos da ordem de US$ 800 milhões de dólares. A VW pretende, com o SUV Bentley, replicar o sucesso que a Porsche teve com o Cayenne, que foi lançado há uma década e já responde por metade das vendas globais da fabricante de carros esportivos.
Com isso, a VW Pretende impulsionar a lucratividade da Bentley - marca que até o momento responde por cerca de 1% dos lucros de € 2.34 bilhões de Euros do Grupo VW no primeiro trimestre de 2013.
O Bentley SUV, porém, vai enfrentar um mercado mais concorrido que o Cayenne há dez anos atrás. Dentro da própria VW, a Lamborghini se prepara para colocar no mercado o SUV Urus em 2017. Além desses, o Kubang, um Jeep Maserati, também deve chegar ao mercado no mesmo período.
Heresia
Os movimentos da Bentley e da Lamborghini fazem entusiastas de automóveis torcerem o nariz para essas novidades 4x4 de marcas tradicionais, não só por serem carros que traem suas respectivas histórias, mas, sobretudo, por diluir a aura de exclusividade dessas marcas.
O SUV Bentley vai disputar um mercado que tem vendas anuais entre 3.000 e 4.000 carros com preço acima de € 150.000 (R$ 450.000 reais), e, com ele, a VW pretende duplicar as vendas da Bentley para alto em torno de 15.000 automóveis em 2018.
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