VW Taigun será menor e mais barato que o EcoSport
A Ford inaugurou o segmento de SUV compacto com o EcoSport, ficou quase uma década sozinha no mercado, e agora observa os concorrentes se prepararem para a disputa: Renault Duster,Chevrolet Tracker, Renault Caputur e a Volkswagen, com o Taigun, derivado do VW Up!, que chega ao mercado brasileiro em 2016, produzido em São Bernardo do Campo (SP), para ser o menor SUV do mundo.
O VW Taigun mede 3.86 metros (3 cm a menos que o Gol) e a versão que está sendo mostrada à imprensa conta com motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de 110 cavalos @ 5.000 RPM e torque máximo de 17,8 Kgfm a 1.500 RPM, podendo ser acoplado a uma caixa de transmissão manual de seis marchas ou automática DSG de sete. A tração é dianteira. Com tal propulsor, o pequeno SUV acelera de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos para atingir uma velocidade máxima de 186 Km/h.
O carro tem balanços dianteiro e traseiro de 71 cm e 68 cm respectivamente - curtos, o que permite superar com facilidade dos obstáculos, como lombadas e pedras, com menor risco de contato com a carroceria. Entretanto, apesar de tais credenciais, sua vocação maior é a cidade mesmo.
Em termos estéticos, o VW Taigun se caracteriza por linhas retas e horizontais, lembrando seus irmãos maiores, como Tiguan e Touareg. Sua largura de 1,73 metros, além de conferir aspecto de robustez, ajuda a reduzir a tendência de inclinação maior de carrocerias de carros com centro de gravidade elevado, como o caso de SUVs. Neste caso, apesar de menor que o Gol, ele é 11 cm mais elevado, com seus 1,57 metros de altura.
Interior
O aspecto interno do VW Taigun é similar ao do VW Up! - simplicidade é a palavra. No modelo conceitual há equipamentos como central multimídia e muitos porta-objetos em nichos do painel. O banco traseiro tem posição elevada - o que melhora a visão de quem lá viaja.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 280 litros - capacidade que pode chegar até 987 litros quando o encosto do banco traseiro é rebatido.
Preço
O Volkswagen Taigun é um carro desenvolvido para mercados emergentes, e, portanto, seu preço será menor que o da EcoSport. As estimativas iniciais apontam para algo de R$ 48.000 reais no Brasil para a versão de entrada - o que representa um desconto de quase R$ 7.000 reais sobre o EcoSport mais barato, que tem preço de R$ 54.800 reais.
Se a Ford criou a categoria de SUV compacto, a Volkswagen, com o Taigun, com tamanho de Gol e produção nacional, criará o segmento de mini-SUV´s. E, a julgar pelo sucesso que fazem modelos compactos aventureiros como CrossFox no Brasil, o Taigun, com preço compatível, tem tudo para seduzir o consumidor brasileiro.
Comentários
Postar um comentário