New Fiesta Sedan x Honda City x Hyundai HB20S: comparativo de preço, consumo, espaço e desempenho
A Ford do Brasil apresentou ontem o New Fiesta Sedan 2014 - carro que deve chegar às concessionárias autorizadas da marca até o final do mês, em duas versões. New Fiesta SE 1.6 (Manual - R$ 49.990/ Automática - R$ 53.640) e New Fiesta Titanium (Manual - R$ 55.340 e Automática R$ 58.990).
Este tem o objetivo de colocar o New Fiesta Sedan 1.6 em perspectiva contra seus principais concorrentes de mercado: Honda City e Hyundai HB20S, no que respeita à preço, consumo, desempenho, espaço de porta-malas e mercado.
Preço
Quando se analisa o quesito preço, observa-se que o New Fiesta SE 1.6 Automático fica à frente do GM Sonic LTZ e do Honda City 1.5 AT, mas é mais caro que as duas versões automáticas do HB20S, tanto a Premium (topo de linha) quanto a Style.
Potência
O motor Sigma 1.6 com duplo comando de válvulas variável faz a diferença, colocando o New Fiesta Sedan com o campeão em termos de desempenho quando comparado com HB20S e Honda City.
Consumo
Os dados de consumo do carro foram divulgados segundo a norma do IMETRO, o que permite uma comparação com outros carros da mesma categoria. Os dados de consumo são os seguintes:
New Fiesta 2014 1.6 Sigma Manual
Etanol
- Ciclo urbano (cidade): 8 Km/l
- Ciclo rodoviário (estrada): 9,7 Km/l
Gasolina
- Ciclo urbano (cidade): 11,2 Km/l
- Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l
New Fiesta 2014 1.6 Sigma Automático
Etanol
- Ciclo urbano (cidade): 7,9 Km/l
- Ciclo rodoviário (estrada): 9,9 Km/l
Gasolina
- Ciclo urbano (cidade): 11,4 Km/l
- Ciclo rodoviário (estrada): 13,9 Km/l
Comparativo de consumo - gasolina
O New Fiesta Sedan, tanto em sua versão com câmbio manual, quanto com o câmbio automático, posiciona-se como um dos carros mais econômicos do segmento, sendo desafiado nesse quesito apenas pelo Honda City, que, porém, adota um motor de menor potência.
Comparativo de consumo - etanol
Porta-malas
Mercado
A estimativa de vendas da Ford para o New Fiesta Sedan 2014 fica entre 1.500 e 2.000 unidades mensais.
Como se pode observar, mesmo que o New Fiesta Sedan atingir o topo da meta da Ford, ele, ainda assim, venderá menos que o Honda Civic, que vem apresentando uma média de vendas mensal em torno de 2.760 unidades em 2013, e também que o Hyundai HB20S, com média de 2.450 unidades mensais.
New Fiesta Sedan - Fotos externas
Interior
Vantagens do New Fiesta
- Menor consumo de combustível;
- Contar com ar-condicionado digital;
- Moto mais eficiente
- Conta com controle de tração, controle de estabilidade e direção com assistência elétrica
- Dispõe de hill assist (controle de saída em rampa)
Desvantagens
- Preço mais elevado que o do HB20S
- Menor porta-malas que o City
Honda City 2014 - Automático
Interior - Honda City
Vantagens do Honda City
- Maior porta-malas
- Câmbio automático de cinco marchas (contra quarto marchas do HB20S)
- Maior liquidez na revenda
- Preço muito elevado em relação a HB20S e New Fiesta
- Motor 1.5 com menos potência e torque que o 1.6 do Fiesta e HB20S
Hyundai HB20S - fotos externas
Hyundai HB20S - interior
Vantagens do HB20S
- Menor preço
Desvantagens
- Câmbio automático de apenas 4 marchas
- Menor espaço interno
Conclusão
O New Fiesta Sedan tem um pacote interessante, sobretudo na versão SE 1.6 Automática, quando se analista a questão custo x benefício. Entretanto, o Hyundai HB20S 1.6 Premium é mais baratp e tem um pacote de equipamentos similar. A vantagem do modelo da Ford é a de contar com um motor mais eficiente (mais desempenho com menor consumo), ter mais espaço interno e um câmbio automático melhor (automatizado de seis marchas, contra quatro do HB20S). O Honda City, por sua vez, por estar posicionado com preço muito superior, fica muito atrás do Fiesta no quesito custo x benefício.
Comentários
Postar um comentário