New Fiesta Sedan x Honda City x Hyundai HB20S: comparativo de preço, consumo, espaço e desempenho

A Ford do Brasil apresentou ontem o New Fiesta Sedan 2014 - carro que deve chegar às concessionárias autorizadas da marca até o final do mês, em duas versões. New Fiesta SE 1.6 (Manual - R$ 49.990/ Automática - R$ 53.640) e New Fiesta Titanium (Manual - R$ 55.340 e Automática R$ 58.990).


Este tem o objetivo de colocar o New Fiesta Sedan 1.6 em perspectiva contra seus principais concorrentes de mercado: Honda City e Hyundai HB20S, no que respeita à preço, consumo, desempenho, espaço de porta-malas e mercado.

Preço


Quando se analisa o quesito preço, observa-se que o New Fiesta SE 1.6 Automático fica à frente do GM Sonic LTZ e do Honda City 1.5 AT, mas é mais caro que as duas versões automáticas do HB20S, tanto a Premium (topo de linha) quanto a Style.

Potência


O motor Sigma 1.6 com duplo comando de válvulas variável faz a diferença, colocando o New Fiesta Sedan com o campeão em termos de desempenho quando comparado com HB20S e Honda City.

Consumo

Os dados de consumo do carro foram divulgados segundo a norma do IMETRO, o que permite uma comparação com outros carros da mesma categoria. Os dados de consumo são os seguintes:

New Fiesta 2014 1.6 Sigma Manual

Etanol

  • Ciclo urbano (cidade): 8 Km/l
  • Ciclo rodoviário (estrada): 9,7 Km/l

Gasolina

  • Ciclo urbano (cidade): 11,2 Km/l
  • Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l

New Fiesta 2014 1.6 Sigma Automático

Etanol

  • Ciclo urbano (cidade): 7,9 Km/l
  • Ciclo rodoviário (estrada): 9,9 Km/l

Gasolina

  • Ciclo urbano (cidade): 11,4 Km/l
  • Ciclo rodoviário (estrada): 13,9 Km/l

Comparativo de consumo - gasolina

O New Fiesta Sedan, tanto em sua versão com câmbio manual, quanto com o câmbio automático, posiciona-se como um dos carros mais econômicos do segmento, sendo desafiado nesse quesito apenas pelo Honda City, que, porém, adota um motor de menor potência.

Comparativo de consumo - etanol

Quando se observam os dados de consumo com etanol, evidencia-se ainda mais a vantagem do New Fiesta Sedan 1.6 no quesito consumo.

Porta-malas

O Honda City é o campeão no que respeita espaço do porta-malas, com sua capacidade de 506 litros, seguido do Sonic, com 477 litros e New Fiesta, com 465 litros.

Mercado

A estimativa de vendas da Ford para o New Fiesta Sedan 2014 fica entre 1.500 e 2.000 unidades mensais.


Como se pode observar, mesmo que o New Fiesta Sedan atingir o topo da meta da Ford, ele, ainda assim, venderá menos que o Honda Civic, que vem apresentando uma média de vendas mensal em torno de 2.760 unidades em 2013, e também que o Hyundai HB20S, com média de 2.450 unidades mensais.

New Fiesta Sedan - Fotos externas

New Fiesta Sedan 2014 - Automático
New Fiesta Sedan 2014 - Automático
New Fiesta Sedan 2014 - Automático

Interior

New Fiesta Sedan 2014 - Automático - interior
New Fiesta Sedan 2014 - Automático - interior
New Fiesta Sedan 2014 - Automático - interior

Vantagens do New Fiesta

  • Menor consumo de combustível;
  • Contar com ar-condicionado digital;
  • Moto mais eficiente
  • Conta com controle de tração, controle de estabilidade e direção com assistência elétrica
  • Dispõe de hill assist (controle de saída em rampa)
Desvantagens
  • Preço mais elevado que o do HB20S
  • Menor porta-malas que o City

Honda City 2014 - Automático

Honda City 2014 Automático
Honda City 2014 Automático
Honda City 2014 Automático

Interior - Honda City

Honda City 2014 Automático

Vantagens do Honda City

  • Maior porta-malas
  • Câmbio automático de cinco marchas (contra quarto marchas do HB20S)
  • Maior liquidez na revenda
Desvantagens

  • Preço muito elevado em relação a HB20S e New Fiesta
  • Motor 1.5 com menos potência e torque que o 1.6 do Fiesta e HB20S


Hyundai HB20S - fotos externas

Hyundai HB20S 1.6 Premium Automático
Hyundai HB20S 1.6 Premium Automático

Hyundai HB20S - interior

Hyundai HB20S 1.6 Premium Automático - Interior

Vantagens do HB20S

  • Menor preço
Desvantagens
  • Câmbio automático de apenas 4 marchas
  • Menor espaço interno

Conclusão

O New Fiesta Sedan tem um pacote interessante, sobretudo na versão SE 1.6 Automática, quando se analista a questão custo x benefício. Entretanto, o Hyundai HB20S 1.6 Premium é mais baratp e tem um pacote de equipamentos similar. A vantagem do modelo da Ford é a de contar com um motor mais eficiente (mais desempenho com menor consumo), ter mais espaço interno e um câmbio automático melhor (automatizado de seis marchas, contra quatro do HB20S). O Honda City, por sua vez, por estar posicionado com preço muito superior, fica muito atrás do Fiesta no quesito custo x benefício.

Comentários

Postagens mais visitadas