Citroën C4 Lounge, substituto do Pallas, chega com refinamento e motor turbo na versão mais cara.

Convenhamos, o C4 Pallas já apresentava sérios sinais de cansaço no mercado brasileiro. Afinal o sedã médio foi introduzido no País no ano de 2006 e, desde então, recebeu poucas mudanças para atrair os consumidores. Mas para dar uma reviravolta no segmento, a Citroën apresentou o novo C4 Lounge, que prima pelo visual bem projetado e pela cabine refinada.


O novo Citroën C4 Lounge é um modelo global e seu projeto foi iniciado há dois anos e meio. O visual do modelo foi projetado por equipes de design da França, China e América Latina, com aproximadamente 15 profissionais da área de Design do PSA Latin America Tech Center, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e comercialização.

“O equilíbrio de volumes e formas foi nosso ponto de partida. Buscamos, desde o início, desenvolver um design com personalidade própria, mas que se caracterizasse pela harmonia de suas linhas,” explica Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina. Todo o conjunto do C4 Lounge lembra bastante os modelos da linha de luxo DS, em especial o DS4.


Por dentro dá pra notar logo de cara que o novo Citroën perdeu a ousadia do antigo C4 Pallas. O painel de instrumentos (que exibe informações analógicas e digitais e, dependendo da versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul) passou do centro do painel para atrás do volante e este agora é convencional – o antigo trazia cubo fixo.

O painel traz revestimento em Slush (material com toque mais macio, o mesmo usado no C5, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes). As portas ganharam painéis com toque soft, enquanto os bancos têm densidade variável, de acordo com a área. Os bancos de tecido trazem revestimento Crepe Meridien e tear de efeito de relevo Gung. Nas versões mais caras, os bancos são em couro Zina na cor Tramontane.


Dependendo da versão, o novo Citroën C4 Lounge conta com botão start/stop e sistema Keyless, que dispensa o uso da chave para destravar as portas.

A equipe de engenharia da Citroën trabalhou a sério também no silêncio a bordo do carro, realizando testes que buscaram isolar todas as fontes possíveis de ruídos (vento, ar-condicionado, motor, transmissão, suspensão, pneus, etc). Há ainda o para-brisa acústico, formado por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função de filtrar os ruídos.


Na gama de motores o C4 Lounge traz o conhecido bloco 2.0 litros de 16 válvulas, equipado com comando de válvulas variável (VVT – Variable Valve Timing) e bloco em alumínio, que entrega 143 cv com gasolina ou 151 cv com álcool, sempre a 5.250 rpm, e 20,2 kgfm de torque e 21,7 kgfm, respectivamente, sempre a 4.000 rotações. Entretanto, a novidade é o propulsor 1.6 THP, o mesmo da linha DS, de 165 cv, que leva o sedã de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcançar velocidade máxima de 214 km/h.

Outra novidade do modelo é a nova transmissão automática Auto6 de seis velocidades, projetada pela empresa japonesa Aisin, oferecida como opcional no bloco 2.0 e de série no 1.6 turbo. Esse câmbio substitui o antigo automático de quatro marchas e estará disponível em breve nos primos 308 e 408, da Peugeot.


O modelo traz suspensão dianteira com eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o Lounge conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Os pneus são Michelin Primacy 225 45/R17 (versões Tendance e Exclusive).

Entretanto, na lista de equipamentos o modelo, que tem preços entre R$ 59.990 e R$ 77.990, peca. Itens como airbags laterais e de cortina e controles de tração e de estabilidade estão disponíveis apenas na versão mais cara.


A Citroën espera vender cerca de 1.500 unidades do novo C4 Lounge por mês no Brasil, sendo que deste volume, 55% seria da versão Tendance, 40% da Exclusive (2.0 e 1.6 THP) e apenas 5% da Origine. O modelo será oferecido nas cores Gris Aluminium, Noir Perla Nera, Blanc Banquise, Gris Moondust, Blanc Nacré, Rouge Rubi e Bleu Bourrasque. A garantia é de 3 anos, com revisões de preço fixo.

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