Motor Fiat E.TorQ 1.8 apresenta quebra de pistões

Os motores E.torQ 1.8 da Fiat - unidades que equipam carros como Fiat Strada, Palio Sporting e o Fiat Bravo - vêm apresentado problemas com os pistões, que se quebram dentro dos cilindros, exigindo a abertura do mesmo para conserto - procedimento extremamente oneroso, que custa mais de R$ 4.000 reais.

Fiat Strada 1.8 - motor problemático

O indicativo de problema é um ruído do tipo "tec-tec" advindo do motor. Os mecânicos o caracterizam como "batida de tucho", e, nessa situação, orientam a não mais acelerar o carro pois esse barulho aparece normalmente quando o cilindro já se quebrou. Dessa forma, ao acelerar o motor, o pistão pode virar dentro motor o que pode ocasionar inclusive dano no bloco - inutilizando completamente a unidade motriz.

Motor E.TorQ 1.8 Fiat: problemático

Em um caso relatado pela revista Quatro Rodas, um proprietário de duas Fiat Strada Adventure Cabine Dupla com 30.000 quilômetros rodados teve problemas com os motores de ambas. Segundo o relato, os motores começaram a fazer barulho, e, em visita à oficina, verificou pistões quebrados.

Motor E.TorQ 1.8 Fiat: problemático

Em outro caso reportado pela Quatro Rodas, um proprietário de um carro com apenas 2.700 quilômetros teve seu motor com cilindros danificados, o que ocasionou troca do motor, que foi consertado em um primeiro momento. Posteriormente o problema apareceu novamente, e, depois de muita insistência, a Fiat resolveu substituir o motor completamente.

Motor E.TorQ 1.8 Fiat: problemático

O motor E.TorQ 1.8 da Fiat porém não apresenta apenas problemas de quebras de cilindros. Ainda segundo a Quatro Rodas, um proprietário de um Bravo 1.8 já ficou com seu carro preso na concessionária por quase um mês tentando solucionar um problema de funcionamento do motor, que fica intermitente ("pipocando") quanto frio, e afoga nas acelerações quando está quente.

Conclusão

A Fiat do Brasil não tem um histórico favorável com motores acima de 1.0. A ficha corrida é longa, indo desde os motores 2.0 16V dos Tempra e Tipo que quebravam correia dentada com menos de 20.000 Km - o que provocava o travamento do motor, passando pelos problemáticos motores 5 cilindros do Marea.

O atual motor E.TorQ 1.8 foi lançado em 2010 apresentando como novidade o fato de usar corrente, no lugar de correia dentada, para acionamento do comando de válvulas, o que, em se tratando de motores Fiat, seria uma garantia de maior durabilidade. Ao que parece a estratégia não deu certo, pois o motor apresenta um problema até mais grave que a quebra da correia dentada: a quebra do pistão.

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